Menu

(83)3044-3282 (JP)    (83)2102-0800 (CG)       Siga-nos

Ler Notícia

Foz do Iguaçu sedia o VII Enape
quinta-feira, 09 de novembro, 2017

O Hotel Mabu Resort, em Foz do Iguaçu-PR, foi palco da abertura solene do VII Encontro Nacional de Aposentados, Aposentandos e Pensionistas do Fisco Estadual e Distrital – Enape, realizada na noite de quarta-feira (8). Em um clima amistoso, a cerimônia reuniu dirigentes sindicais, congressistas e servidores fiscais tributários de diversos estados.

 

Como tema central “PEC 287/2016-Previdência/Aposentadorias não é reforma, é desmonte”, a programação do tradicional evento traz ao debate os prejuízos previstos pela proposta ao Regime Próprio e Regime Geral, além de temas que versam sobre planejamento financeiro, saúde, bem-estar e qualidade de vida na aposentadoria.

 

O presidente da Fenafisco, Charles Alcantara, agradeceu a hospitalidade e a acolhida proporcionada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), que não mediu esforços para garantir o êxito do Encontro.

 

Na ocasião, o dirigente manifestou apreensão diante do agravamento da crise política e econômica no Brasil e suas consequências aos preceitos constitucionais que fundamentam os direitos da maioria da população, além das intentadas ameaças ao sistema de proteção social, materializadas pela reforma da Previdência e desmonte do serviço público. “Vivemos um momento grave desde a redemocratização do país. Um período de grandes ataques ao Estado Social e Democrático de Direito e aos servidores. Devemos nos organizar, resistir e lutar contra os retrocessos. Mais do que oferecer informações, o VII Enape tem como objetivo estimular o enfrentamento e a resistência, em defesa da manutenção dos direitos conquistados”, disse.

 

O anfitrião - Wanderci Polaquini (presidente do Sindafep), deu boas-vindas ao público, destacando a importância do evento. “A temática principal desta edição trata de uma matéria em pauta no Congresso Nacional, que implica em assombrosos prejuízos aos trabalhadores brasileiros. O Enape, por si só é muito importante, por representar e congregar uma parcela de servidores que ajudou a construir toda a estrutura que temos hoje, nas administrações tributárias. Me orgulho de participar desta federação, que atua incansavelmente em favor de nossa categoria”, enfatizou.

 

Na sequência, o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Floriano Martins de Sá Neto expressou grande contentamento com a aproximação estabelecida entre duas esferas do Fisco. “Nossa palavra é de esperança! Em 2017, apesar de tudo, temos o que comemorar. A parceria da Anfip com a Fenafisco transcende a esfera dos interesses corporativos para lutar pelo Brasil.  Uma oportunidade para compartilhar os 67 anos de experiência de nossa entidade, nas questões voltadas à Seguridade Social”.

 

Preocupado com os efeitos deletérios que os projetos do governo acarretarão ao serviço público e à sociedade, o diretor de Aposentados e Pensionistas da Federação, Celso Malhani de Souza, alertou que a reforma da Previdência representa a retirada de direitos dos trabalhadores da administração pública e iniciativa privada. “Estamos aqui para enfrentar o debate sobre a PEC 287, que cria uma legião de novos aposentados precarizados”.

 

Malhani lembrou que ao eliminar direitos previdenciários conquistados e restringir o acesso à aposentadoria, o governo entrega a previdência pública aos rentistas. “O trabalhador está empobrecido, em especial o trabalhador aposentado, pois o Brasil está mudando, optando pelo caminho da concentração de renda nas mãos daqueles que detêm o poder econômico”.

 

Ao final, o dirigente destacou que o VII Enape pretende consolidar ações em defesa da gestão transparente e da sustentabilidade financeira e atuarial da Previdência. “Nossa parceria com a Anfip muito nos orgulha e fortalece. Permaneceremos em luta, mobilizados contra a PEC 287”, concluiu.

 

Também participaram da mesa de abertura os presidentes dos sindicatos filiados à Fenafisco: João José Farah Rios (Sintaf/MA); Lindolfo Fernandes de Castro (Sindifisco/MG); Marco Aurélio C. Garcia (Sindifiscal/MS); Manoel Isidro dos Santos Neto (Sindifisco/PB) e Fernando Carvalho de Freitas (Sindifern/RN).

 

Em suas intervenções, as lideranças do Fisco estadual e distrital ressaltaram a necessidade de ações que viabilizem o progresso e o desenvolvimento do Brasil, além de união, mobilização e esforço concentrado para se reverter a falaciosa ideia de que as mazelas do país são de responsabilidade dos servidores públicos.

 

Promovido pela Fenafisco, em parceria com o Sindafep, o VII Enape segue até sexta-feira (10), com palestras e debates.

 

Portal Fenanfisco

Outras Notícias
 

Receitas do Estado têm incremento superior a R$ 440 milhões

domingo, 21 de outubro, 2018

Fake News: Eleitor deve ficar atento e não compartilhar informação duvidosa

domingo, 21 de outubro, 2018

Eleitor que não votou no primeiro turno, pode votar normalmente no segundo

domingo, 21 de outubro, 2018

Recorde de Arrecadação Própria em setembro

domingo, 14 de outubro, 2018

Sindifisco-PB parabeniza os candidatos eleitos no primeiro turno das eleições

domingo, 14 de outubro, 2018

Eleições 2018: A responsabilidade consciente do seu voto

sexta-feira, 05 de outubro, 2018

TRE-PB: Eleitor pode consultar local de votação

sexta-feira, 05 de outubro, 2018

Receitas do Estado têm incremento superior a R$ 389 milhões

sábado, 29 de setembro, 2018

Voto consciente, um instrumento de mudança política e social

sábado, 29 de setembro, 2018

Página 1 de 395 [1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> ]