Menu

(83)3044-3282 (JP)    (83)2102-0800 (CG)       Siga-nos

Ler Notícia

Reforma tributária pode impactar no SUS, diz associação
quarta-feira, 25 de agosto, 2021

Segundo a Abimed, o novo texto altera dispositivos que garantem benefícios fiscais e isenções para o setor de equipamentos médicos


Além de governadores, da Indústria e de grandes empresários já terem declarado insatisfação com a reforma do Imposto de Renda, outra instituição aparece agora para reforçar o coro contra a proposta do relator Celso Sabino (PSDB/PA), a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed).

 

Ao Metrópoles, a Abimed afirma que o novo texto altera dispositivos que garantem benefícios fiscais e isenções para o setor de equipamentos e dispositivos médicos, medicamentos, produtos químicos e farmacêuticos, podendo afetar o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Caso a proposta seja aprovada na forma e conteúdo que se apresenta, afetará negativamente toda a cadeia de saúde, impactando indústria, comércio e serviços de saúde e, principalmente, os pacientes, seja do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do sistema privado em meio a uma pandemia”, afirma a associação.

 

Uma análise preliminar feita pela LCA Consultoria entre as associadas da Abimed indica que, de modo geral, para fabricação e importação de seus produtos, por exemplo, a carga tributária passaria de 26,9% para 34,1%, um aumento de 7,2 pontos percentuais.

 

“É algo que vai além do acréscimo de tributação. Isso tende a agravar, na ponta, a pressão sobre o SUS, além de onerar o cidadão que faz uso de planos de saúde e paga por serviços de saúde de forma direta. Do jeito que está projetada a Reforma, coloca o setor de saúde na UTI”, diz o presidente executivo da Abimed, Fernando Silveira Filho.

 

Segundo ele, a Abimed defende uma Reforma ampla. O fatiamento da proposta “não resolve o cerne da questão que reside no ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, uma das maiores fontes de burocracia e distorções em nosso sistema tributário”, pondera.

 

 

Fonte: Metrópoles

Outras Notícias
 

PEC 32: Em novo encontro, entidades falam sobre riscos ainda presentes na proposta

sexta-feira, 17 de setembro, 2021

CCJ aprova admissibilidade da PEC dos Precatórios

sexta-feira, 17 de setembro, 2021

Comissão encerra debate e pode votar reforma administrativa nesta quinta

quinta-feira, 16 de setembro, 2021

Relator negocia mudanças na reforma administrativa

quarta-feira, 15 de setembro, 2021

Pacto Brasília reafirma compromisso em prol da administração tributária

quarta-feira, 15 de setembro, 2021

Negociação de precatórios

quarta-feira, 15 de setembro, 2021

Agende o dia do atendimento presencial

quarta-feira, 15 de setembro, 2021

Sergipe: Auditores (as) decidem por greve de 48h na Sefaz, a começar nesta terça (14/09)

terça-feira, 14 de setembro, 2021

PEC 32: Diretor da Fenafisco participa de reunião do Sindifisco-PB

domingo, 12 de setembro, 2021

Página 1 de 518 [1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> ]
Pacquiao vs Spence live stream