Menu

(83)3044-3282 (JP)    (83)2102-0800 (CG)       Siga-nos

Todas as Opiniões

Autor: Victor Augusto Lins Mendes,

Precisamos de um modelo que estimule a economia e desconcentre a renda

Autor: Pedro Armengol de Souza*

O mito construído em torno dos servidores "privilegiados" serve ao governo para convencer a sociedade em dar o apoio para a aprovação dessa "deforma". Todos os dias é possível ver ou ler notícias que sustentam esse discurso, mas que na prática n&at(...)

Autor: Charles Alcantara*

A Previdência já passou por sucessivas mudanças (Emendas Constitucionais 19 e 20/1998, 41/2003, 47/2005, entre outras) em distintos governos, sempre sob o signo da sustentabilidade do sistema. No tocante ao setor público, a EC 41/2003 instituiu os Regimes Próprio(...)

Autor: Charles Alcantara

O brasileiro já se acostumou à desigualdade. Notícias que mostram que os seis brasileiros mais ricos têm o mesmo patrimônio que os 100 milhões na base da pirâmide social não chocam mais.

 

Estamos acostumados a ver moradore(...)

Autor: Neuriberg Dias*

Se as medidas adotadas na gestão Michel Temer já tiveram o condão de reduzir a capacidade de mobilização e representatividade dos trabalhadores e do movimento sindical, no governo Jair Bolsonaro (PSL) a situação tende a se(...)

Autor: Charles Alcantara e Floriano Sá Neto

A desigualdade de renda é o aspecto mais visível das disparidades sociais brasileiras. Entretanto, elas vão muito além desse tópico. A desigualdade também é reflexo da elevada concentração de riquezas, da centralização d(...)

Autor: Antônio Pereira

No último mês de dezembro de 2017, o Congresso aprovou uma lei que vai liberar R$ 1 TRILHÃO em impostos, entre eles o destinado à seguridade social, para incentivar as petroleiras estrangeiras que vão explorar o pré-sal bra(...)

Autor: Grijalbo Fernandes Coutinho* Hugo Cavalcanti Melo

A disposição do art. 477-A, a autorizar a dispensa em massa de trabalhadores, configura explícito rebaixamento das condições gerais de trabalho vetado pelo comando do caput do art. 7º da Constituição da República, do qual emana o princ&(...)

Autor: Marcos Verlaine*

Essa histeria de setores da sociedade brasileira contra a corrupção, estimulada pela grande mídia, ajuda a esconder o debate que de fato interessa ao povo brasileiro. Os números são reveladores. Vamos compará-los, refletir sobre e questioná-los. Is(...)

Autor: Antônio Augusto de Queiroz*

O pequeno produtor rural, que antes se aposentava por idade – aos 60 anos, no caso do homem, e 55 anos, no caso da mulher – desde que comprovasse o exercício de atividade rural por 15 anos, ainda que de forma descontínua, dos quais no mínimo 12 meses imediatamente(...)

Autor: Charles Alcantara

Em meio à justificativa de retomada da economia, o governo se articula sobre um novo projeto de reforma tributária. Medida necessária, mas que requer um acompanhamento minucioso. É hora de levantar, mais uma vez, a bandeira de uma distribuição justa de tr(...)

Autor: Alan Trajano*

A imposição de limitações legais ao processo de terceirização no Brasil se insere não somente num contexto ideológico entre atores que se situam no âmbito do capital e do trabalho, mas também na preservação do parq(...)

Autor:

“Para punir os sonegadores contumazes das contribuições previdenciárias, não há na PEC uma vírgula sequer. A sonegação compromete os programas sociais, corrói a ética comportamental e sacrifica os contribuintes honest(...)

Autor: Edmilson Blohen

O que está na PEC 287 não é uma reforma, mas sim a extinção total de um direito fundamental da classe trabalhadora, de poder aposentar-se com dignidade após um longo período de atividade trabalhista. É muito mais que isso, aliás. Est&(...)

Autor: Diógenes Júnior

 

O governo ilegítimo e golpista Temer (PMDB) iniciou, essa semana, o maior ataque ao funcionalismo público jamais visto na história do Brasil. Em setembro do ano passado 20 estados brasileiros assinaram uma carta, pedindo ajuda financeira à União, (...)

Autor: *Por Camila Barros

A alquimia da Previdência Social

 

Precisamos compreender o mais novo eufemismo transvestido de ‘reforma’ da Previdência (PEC 287/2016), que mais se assemelha a uma panaceia universal às avessas. Para os alquimistas, a panaceia era (...)

Autor: Marcos Verlaine*

Menos Estado, mais mercado e menos políticas públicas para o povo

O desafio dos que contestam a PEC 287/16 será explicar isto tudo para o povo de forma clara, didática e em tempo hábil. Se o povo entender o conteúdo da proposta, com suas drá(...)

Autor: Maria Lucia Fattorelli

O governo e setores da grande mídia estão instalando um clima de terrorismo no país e fazendo uma tremenda lavagem cerebral na população, afirmando que se a PEC 241 não for aprovada o Brasil “(...)

Autor:
Por 366 votos SIM, e 111 NÃO, o governo federal conseguiu, em primeiro turno, aprovar um Frankenstein absurdo, que nasce sob a justificativa de "conter" os gastos públicos e fazer sobrar mais para políticas de cunho social.

Embor(...)

Autor: Antônio Augusto de Queiroz*
O ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em entrevista ao Jornal O Globo (30/07/2016) antecipou as bases da reforma da previdência que foi submetida ao presidente interino, Michel Temer, e que será encaminhada para votação no Congresso após a conclusão(...)
Autor: Christian de Azevedo,

Em todo momento de crise, os primeiros a serem atacados são os servidores públicos. Isso não é por acaso. Há um "mantra” que ecoa na sociedade, entoado pela classe empresarial. Nos versos desse mantra, os servidores públicos apare(...)

Autor: Nilton Paixão
Eis um fato amplamente difundido e cheio de inverdades: o setor privado presta serviços eficientes e de baixo custo, enquanto o setor público é corrupto e ruim.

 

Somos levados a acreditar que a i(...)

Autor: Ricardo Bertolini
Mato Grosso vive uma crise financeira e o Governo cogita não aplicar a Revisão Geral Anual a cerca de cem mil servidores do Poder Executivo. A discussão do momento é encontrar soluções de recursos para o Estado fazer face a essa obrigação.

Autor: Charles Alcântara

O pensamento consagrado de que o mundo não se move pelas respostas, mas pelas perguntas, não invalida a busca incessante do ser humano pelas respostas, porque estas também fazem girar a roda da história.

Se é válido o pensamento de Einstein, segun(...)

Autor: Fernando Huber

A instituição da Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT) é o passo definitivo que o Fisco brasileiro, em qualquer de suas esferas, precisa dar na direção da sua independê(...)

Autor: Glauco dos Santos Gouvêa

Sobre o livro BRASIL-NORDESTE

 

Marcelo Elias é paraibano de Princesa Isabel, residente em Brasília mas sem esquecer suas origens, que anualmente passa um mês no Nordeste, grande parte em João Pessoa. Esse contato com nossa terra e nossa gente o mot(...)

Autor: Matheus de Medeiros Lacerda

Como Auditor de Contas Públicas do TCE-PB, venho a público externar meu posicionamento acerca da instalação do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) na Paraíba.

 

Autor: Décio Lima

Lido rotineiramente com queixas a respeito dos impostos no Brasil. Se considerarmos a carga tributária líquida, a que realmente resta para o Governo após todas as devoluções automáticas para a sociedade como os pagamentos previdenciários, os incent(...)

Autor: Antônio Augusto de Queiroz
O movimento sindical, como um dos mais importantes agentes políticos e sociais do país, tem a obrigação de participar ativamente do processo eleitoral, afinal de contas estão em disputa projetos de governo e de poder que afetam positiva ou negativamente seus representados.Não pode nem deve se omitir(...)
Autor: POR JOSÉ ROBERTO TOLEDO
Em 2010, a eleição nos Estados apontou para a continuidade. Dos 27 governadores, 20 concorreram a um segundo mandato, e 13 deles foram reconduzidos ao cargo. Outros três elegeram seu candidato. Para 2014, a bússola virou de ponta-cabeça. Dos 15 governadores aptos à reeleição, só três podem confiar q(...)
Página 1 de 10 [1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> ]