Todas as Opiniões

Essa histeria de setores da sociedade brasileira contra a corrupção, estimulada pela grande mídia, ajuda a esconder o debate que de fato interessa ao povo brasileiro. Os números são reveladores. Vamos compará-los, refletir sobre e questioná-los. Is(...)

O pequeno produtor rural, que antes se aposentava por idade – aos 60 anos, no caso do homem, e 55 anos, no caso da mulher – desde que comprovasse o exercício de atividade rural por 15 anos, ainda que de forma descontínua, dos quais no mínimo 12 meses imediatamente(...)

Em meio à justificativa de retomada da economia, o governo se articula sobre um novo projeto de reforma tributária. Medida necessária, mas que requer um acompanhamento minucioso. É hora de levantar, mais uma vez, a bandeira de uma distribuição justa de tr(...)

A imposição de limitações legais ao processo de terceirização no Brasil se insere não somente num contexto ideológico entre atores que se situam no âmbito do capital e do trabalho, mas também na preservação do parq(...)

“Para punir os sonegadores contumazes das contribuições previdenciárias, não há na PEC uma vírgula sequer. A sonegação compromete os programas sociais, corrói a ética comportamental e sacrifica os contribuintes honest(...)

O que está na PEC 287 não é uma reforma, mas sim a extinção total de um direito fundamental da classe trabalhadora, de poder aposentar-se com dignidade após um longo período de atividade trabalhista. É muito mais que isso, aliás. Est&(...)

O governo ilegítimo e golpista Temer (PMDB) iniciou, essa semana, o maior ataque ao funcionalismo público jamais visto na história do Brasil. Em setembro do ano passado 20 estados brasileiros assinaram uma carta, pedindo ajuda financeira à União, (...)

Precisamos compreender o mais novo eufemismo transvestido de ‘reforma’ da Previdência (PEC 287/2016), que mais se assemelha a uma panaceia universal às avessas. Para os alquimistas, a panaceia era (...)

Menos Estado, mais mercado e menos políticas públicas para o povo

O desafio dos que contestam a PEC 287/16 será explicar isto tudo para o povo de forma clara, didática e em tempo hábil. Se o povo entender o conteúdo da proposta, com suas drá(...)

O governo e setores da grande mídia estão instalando um clima de terrorismo no país e fazendo uma tremenda lavagem cerebral na população, afirmando que se a PEC 241 não for aprovada o Brasil “(...)

Por 366 votos SIM, e 111 NÃO, o governo federal conseguiu, em primeiro turno, aprovar um Frankenstein absurdo, que nasce sob a justificativa de "conter" os gastos públicos e fazer sobrar mais para políticas de cunho social.

Embor(...)

O ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em entrevista ao Jornal O Globo (30/07/2016) antecipou as bases da reforma da previdência que foi submetida ao presidente interino, Michel Temer, e que será encaminhada para votação no Congresso após a conclusão(...)

Em todo momento de crise, os primeiros a serem atacados são os servidores públicos. Isso não é por acaso. Há um "mantra” que ecoa na sociedade, entoado pela classe empresarial. Nos versos desse mantra, os servidores públicos apare(...)

Eis um fato amplamente difundido e cheio de inverdades: o setor privado presta serviços eficientes e de baixo custo, enquanto o setor público é corrupto e ruim.

Somos levados a acreditar que a i(...)

Mato Grosso vive uma crise financeira e o Governo cogita não aplicar a Revisão Geral Anual a cerca de cem mil servidores do Poder Executivo. A discussão do momento é encontrar soluções de recursos para o Estado fazer face a essa obrigação.

O pensamento consagrado de que o mundo não se move pelas respostas, mas pelas perguntas, não invalida a busca incessante do ser humano pelas respostas, porque estas também fazem girar a roda da história.

Se é válido o pensamento de Einstein, segun(...)

A instituição da Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT) é o passo definitivo que o Fisco brasileiro, em qualquer de suas esferas, precisa dar na direção da sua independê(...)

Sobre o livro BRASIL-NORDESTE

Marcelo Elias é paraibano de Princesa Isabel, residente em Brasília mas sem esquecer suas origens, que anualmente passa um mês no Nordeste, grande parte em João Pessoa. Esse contato com nossa terra e nossa gente o mot(...)

Como Auditor de Contas Públicas do TCE-PB, venho a público externar meu posicionamento acerca da instalação do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) na Paraíba.

Lido rotineiramente com queixas a respeito dos impostos no Brasil. Se considerarmos a carga tributária líquida, a que realmente resta para o Governo após todas as devoluções automáticas para a sociedade como os pagamentos previdenciários, os incent(...)

O movimento sindical, como um dos mais importantes agentes políticos e sociais do país, tem a obrigação de participar ativamente do processo eleitoral, afinal de contas estão em disputa projetos de governo e de poder que afetam positiva ou negativamente seus representados.Não pode nem deve se omitir(...)
Em 2010, a eleição nos Estados apontou para a continuidade. Dos 27 governadores, 20 concorreram a um segundo mandato, e 13 deles foram reconduzidos ao cargo. Outros três elegeram seu candidato. Para 2014, a bússola virou de ponta-cabeça. Dos 15 governadores aptos à reeleição, só três podem confiar q(...)
Normalmente, no universo mitológico das 1001 noites, o número quarenta está associado à quantidade de ladrões que travara batalha sem trégua com Ali Babá pelo tesouro da caverna.Na Paraíba, a quantidade de ladrões, genericamente falando, estima-se bem superior a quarenta, e a famosa fábula aqui perd(...)