Após prisão, suspeito foi levado para a Central de Flagrantes de Maceió para ser autuado.

Um auditor fiscal foi assassinado nesta sexta-feira (27) durante uma fizcalização. O corpo dele foi encontrado carbonizado em um canavial Benedito Bentes, em Maceió. A polícia já identificou os suspeitos de cometer o crime e um deles já foi preso.

De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz), o auditor é João Assis Pinto Neto. Ele estava a serviço da Central de Operações Estratégicas e Fiscalização Interna (Coefi), da Sefaz, e foi morto após um desentendimento com os donos de um mercadinho que fica no bairro do Tabuleiro do Martins, durante uma fiscalização onde atuava sozinho.

Segundo a assessoria de comunicação da Sefaz, a secretaria estava sem notícias de João Assis desde as 14h, então se acredita que o crime tenha ocorrido entre 10h e 14h. Ainda assim, maiores detalhes sobre o crime deverão ser passados pela Polícia.

Em nota enviada a imprensa, a Sefaz informou que o corpo de João tinha sinais graves de violência e que o carro usado por ele, um Volkswagen modelo Gol, da frota da Secretaria da Fazenda, foi achado próximo ao local onde está sendo construído o centro de treinamento do CSA (confira a nota da Sefaz na íntegra ao final da reportagem).

O secretário da Fazenda, George Santorto, informou que o servidor estava de plantão, cumprindo uma escala divulgada de forma prévia e publicada no Diário Oficial do Estado. E que, por conta de estar de plantão ele atua sozinho e que poderia, caso identificasse alguma situação de risco, solicitar apoio de outros fiscais ou de policiais militares para realizar a abordagem.

"Ele não tinha fiscalização programada para o período da manhã, então a gente acredita que ele possa ter identificado algo irregular e tenha parado para fazer a abordagem. O fiscal poderia ter pedido apoio, mas a suspeita é que o crime ocorreu num dia de semana, a luz do dia. O que ninguém esperava era a violência desmedida com que o caso aconteceu", disse Santoro.

O suspeito foi levado para a Central de Flagrantes de Maceió onde será autuado. A polícia ainda não informou quem ou quantos são os demais suspeitos do crime.

 

"Nota da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) comunica o falecimento do Auditor Fiscal da Receita Estadual (AFRE), João de Assis, que foi morto no exercício regular de suas funções de fiscalização. A Sefaz-AL está trabalhando com as autoridades competentes para descobrir as circunstâncias que levaram a morte do servidor, que estava a serviço da Central de Operações Estratégicas e Fiscalização Interna (Coefi), setor do órgão no qual era lotado.

O corpo foi encontrado com sinais de grave violência em um canavial próximo a Usina Cachoeira do Meirim. Já o veículo foi achado nas imediações do Centro Sportivo Alagoano (CSA). 

Os autores já foram identificados sendo que um deles já se encontra preso sendo levado para Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Maceió.

O secretário de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, esteve pessoalmente cuidando das diligências iniciais, e toda ocorrência foi acompanhada pelo governador do Estado, Paulo Dantas, e do secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro.

O governador Paulo Dantas e o secretário George Santoro prestam solidariedade e sinceras condolências à família e aos amigos do AFRE.

 Caso novas informações sejam passadas pelas autoridades, a Sefaz atualizará a nota em questão".

 

G1 - Alagoas