O economista e integrante do governo de transição de Lula ponderou que existem textos avançados no Congresso Nacional que criam o IVA, o imposto sobre valor agregado, que uniria impostos federais.

Por Victoria Abel, enviada a Nova York

O economista e integrante do governo de transição de Lula (PT) Persio Arida diz que é factível o país realizar uma reforma tributária dentro de 6 ou 8 meses no novo governo.

Ele ponderou que existem textos avançados no Congresso Nacional que criam o IVA, o imposto sobre valor agregado, que uniria impostos federais.

O economista Persio Arida ressaltou que é necessária uma reforma mais justa para desonerar o mais pobre. Persio Arida considerou ainda fundamental o esforço de persuasão política e da sociedade para aprovação da reforma.

As declarações foram feitas em evento promovido pelo Grupo Lide, em Nova York.

Além da reforma tributária, o economista considerou essencial uma maior abertura da economia brasileira para o mundo e defendeu uma reforma administrativa com a revisão de gastos com a máquina pública.

O corte de estatais, por exemplo, foi defendido também pelo ex-ministro da Fazenda e um dos conselheiros econômicos de Lula, Henrique Meirelles.

* A repórter Victoria Abel viajou a convite do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, organizador do evento.

 

Fonte: CBN