Os filiados de Campina Grande e região atenderam ao chamado da diretoria do Sindifisco-PB, e participaram ativamente da reunião realizada nesta quarta-feira (8/11), ocasião em que se debateu os impactos da Reforma Tributária na carreira de auditor fiscal.
O auditório do Centro de Atendimento ao Cidadão recebeu um bom número de colegas, que ouviram atentamente à explanação da direção do Sindifisco-PB, que vem esclarecendo pontos da reforma tributária dentro de uma visão política e também quanto às questões técnicas de alguns artigos do projeto que tramita no Senado.
No que trata os aspectos políticos da reforma, o presidente do Sindicato, Wagner Lira, alertou que é fundamental que auditores fiscais fortaleçam o movimento em defesa das prerrogativas fiscais, uma vez que a reforma no formato que está proposta é extremamente prejudicial aos estados e municípios, consequentemente, às atribuições da carreira de auditor fiscal tributário. Wagner destacou o desempenho da Fenafisco, em Brasília, junto a instituições e parlamentares, a fim de propor sugestões de forma a aprimorar o texto do projeto.
Por sua vez, o diretor jurídico Lauro Lima, explicou que é preciso fortalecer as administrações tributárias dos entes federados, pois caso não haja um fortalecimento da máquina arrecadadora, haverá uma supremacia da União em relação aos estados e municípios, o que refletirá diretamente na arrecadação de tributos.
Essa é a terceira reunião convocada para tratar sobre o tema. Brevemente, a diretoria vai promover encontros com colegas de Guarabira e do Sertão do Estado, também com objetivo de debater os impactos da reforma tributária.