Na noite desta última segunda-feira (13), o presidente da Fenafisco, Francelino Valença, e a Diretora do Departamento de Integração Sindical, Helena Bezerra, estiveram presentes no congresso “Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público”, representando a Fenafisco. O evento é uma iniciativa do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores. A abertura do congresso foi realizada no auditório Wladimir Murtinho, no subsolo do Palácio Itamaraty. Fizeram parte da mesa de abertura a presidente do Sinditamaraty, Ivana Lima, e representantes do Ministério da Gestão e Inovação, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho.

Sobre o evento, o presidente da Fenafisco, Francelino Valença, parabenizou o Sinditamaraty pela iniciativa: “A participação de diversas entidades, inclusive de âmbito internacional, abrilhantou o evento, especialmente diante de um tema que, por anos, devido à nossa formação cultural, optamos, muitas vezes de forma inconsciente, por ignorar as relações de assédio no ambiente laboral. Parabenizo o Sinditamaraty pela necessária e corajosa abordagem, desnudando os aspectos de tão nefasta conduta.”

A Diretora do Departamento de Integração Sindical da Fenafisco, Helena Bezerra, também se pronunciou sobre o tema: “O congresso constitui um marco importante na discussão de um tema que expõe uma realidade preocupante, observada em diversas organizações públicas, trazendo iniciativas adotadas para modificar culturas organizacionais, tornando-as salutares a todas e todos.”

A programação do congresso segue nesta terça-feira no Hotel Royal Tulip. Serão apresentados quatro painéis que abordarão os protocolos tomados em situações de violência no Ministério das Relações Exteriores, as medidas de enfrentamento do assédio sexual nos três poderes, violência no trabalho e o combate ao assédio moral. Entre os convidados estão Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal, Eduardo Maia, diretor da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil e da Nova Central Sindical dos Trabalhadores, e João Domingos, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos.

Com informações Ascom Sinditamaraty