O Ranking de Competitividade dos Estados 2024, divulgado nesta quarta-feira (21), pelo Centro de Liderança Pública (CLP), levou mais uma vez o Estado da Paraíba a 1ª colocação entre os nove Estados da Região Nordeste.
A Paraíba se destacou, no Ranking de Competitividade, em pilares como Segurança Pública, Infraestrutura, Solidez Fiscal, Inovação e Sustentabilidade, evidenciando avanços significativos em áreas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento econômico. No ranking nacional, o Estado assumiu a 12ª posição, subindo uma posição em relação à edição do ano passado e ultrapassou o Ceará, que caiu para 14ª posição.
O Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, avaliando uma série de pilares. É uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, pautando a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Solidez Fiscal, Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Segurança Pública e Sustentabilidade Social).
SEGURANÇA E SOLIDEZ FISCAL TÊM MAIORES NOTAS – Conforme o relatório detalhado do CLP, as duas maiores notas do ranking de competitividade do Estado da Paraíba vieram da Segurança Pública (67,7), em 6º lugar do País, e da Solidez Fiscal (61,5), mantendo o 10º no ranking nacional.
Os pilares como Eficiência da Máquina pública (56,1) e Sustentabilidade Ambiental (54,8) também tiveram nota expressivas. No quesito Inovação, a Paraíba ocupa a 11ª do País e na Sustentabilidade Ambiental, o estado ficou na 13ª posição do ranking. Já em relação a Sustentabilidade Social, a Paraíba ocupa a 15ª posição, subindo três pontos. A nota de Educação fez com que o estado ocupasse a 14ª posição, subindo seis posições. Essas médias colocaram a Paraíba na liderança do Nordeste, mas também à frente de outros Estados fora do Norte-Nordeste e de economias mais fortes como, por exemplo, o Rio de Janeiro (13º).
GOVERNADOR DESTACA AÇÕES – O governador João Azevêdo que participou, nesta quarta-feira (21), em Brasília, do painel “Competitividade no Setor Público: Dados e Evidências como Pilares da Transformação”, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ocasião em que destacou as ações do governo que fizeram a Paraíba se consolidar como o estado mais competitivo do Nordeste.
PARAÍBA CRESCE EM VÁRIOS EIXOS – O governador celebrou os excelentes resultados da Paraíba no Ranking de Competitividade dos Estados. “Em vários eixos, a Paraíba ficou no top 10. Nós continuamos sendo a melhor segurança pública do Norte/Nordeste, na infraestrutura, subimos seis posições na Educação, fruto do compromisso e da dedicação de todo time de governo que faz com que a população da Paraíba seja beneficiada com essas ações”, acrescentou.
MAIOR CAPACIDADE DE INVESTIMENTO – João Azevêdo destacou a capacidade de investimentos da Paraíba em função do equilíbrio fiscal e financeiro. “Planejamento e governança caminham juntos em nossa gestão para definir as ações de governo, resultado do ajuste financeiro que nos colocou como ‘rating A’ pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por três anos consecutivos, e no rating com triplo AAA pela S&P Global Ratings. Além disso, nós realizamos plenárias do Orçamento Democrático em que a população de todo o estado é ouvida e aponta as prioridades de cada região”, frisou.
SOLIDEZ FISCAL É “TOP-10” DO PAÍS – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), que esteve em Brasília com o governador e outros gestores na premiação, destacou a solidez fiscal do Estado como um dos pilares mais importantes para manter a Paraíba no 1º lugar do Nordeste, no ranking de competitividade aferido pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
“Estamos no TOP-10 entre todas as unidades da federação do País nos indicadores fiscais. Sabemos que a solidez fiscal é a condição fundamental para o crescimento sustentado de longo prazo de um Estado. No ranking CLP de 2024 divulgado, nessa quarta-feira, não apenas ficamos entre os 10 melhores Estados do Brasil nos indicadores fiscais, mas permanecemos no TOP 10 em relação ao ano passado. Muitas vezes permanecer entre os melhores é muito mais difícil que chegar eventualmente. Essa permanência reflete o êxito da gestão fiscal do Estado. Um dos pilares avaliados, a poupança corrente, é maior do que a nossa dívida hoje. Ou seja, nós temos atualmente em caixa mais do que devemos de toda a dívida do Estado da Paraíba. Isso é fundamental para o Estado que tem investido cada vez mais com recursos próprios,” revelou.
GESTÃO DOBROU INVESTIMENTOS – Segundo Marialvo, “todos esses investimentos que estão sendo feitos pelo Estado nos 223 municípios com os recursos próprios é exatamente fruto dessa gestão fiscal equilibrada, que é traduzido pelo Centro de Liderança Pública como ‘solidez fiscal’. Para se ter uma ideia, em 2019, nós investimos com a receita própria na faixa de 6% da Receita Corrente Líquida (RCL). Em 2023, dobramos o percentual para quase 13% de investimento de toda a receita corrente, o que representa mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos em prol da sociedade Paraíba. Esses investimentos refletem no crescimento da economia do Estado. A projeção de expansão do PIB no estudo do Banco do Brasil para a Paraíba este ano é de 4,7%. Será o maior crescimento entre todos os Estados do País em 2024, segundo o Estudo, o vai representar mais que o dobro do crescimento do País” explicou.
SOBRE O CLP – O Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pela elaboração do ranking, é uma organização suprapartidária dedicada a engajar a sociedade e a desenvolver líderes públicos para enfrentar os desafios mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, o CLP trabalha por um Estado Democrático de Direito que seja eficiente na utilização de recursos públicos e que respeite a coisa pública. Disponível numa plataforma on-line, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em indicadores distribuídos por diversas áreas.
Sefaz-PB