É com profunda indignação e revolta que o Sindifisco Paraíba manifesta o mais enérgico repúdio à grave e inaceitável agressão sofrida por uma equipe de auditores do Fisco Estadual do Estado da Paraíba, na madrugada de 17 de setembro. O ataque criminoso contra os Auditores Fiscais, ocorrido no bairro do Jatobá, em Patos-PB, revela a gravidade e a urgência da situação de insegurança que esses profissionais enfrentam em suas atividades.

Durante uma operação de rotina, os fiscais foram brutalmente atacados por indivíduos armados, que utilizaram um veículo Toyota Corolla, que estaria atuando como "olheiro", para emboscar a viatura do Fisco, bloqueando-a e impedindo a continuidade da operação que abordava um caminhão baú. Em uma ação audaciosa e criminosa, os agressores tomaram a chave da viatura e confiscaram os celulares funcionais e pessoais dos agentes, deixando-os completamente desamparados e sem meios de comunicação.

Este episódio não é apenas um ataque à integridade física dos Auditores Fiscais, mas uma afronta direta ao Estado de Direito e à Justiça Fiscal. Os responsáveis por esse ato de violência demonstram um total desrespeito pela autoridade e pelo trabalho essencial realizado pelos fiscais, que são os pilares na luta contra a sonegação e a irregularidade fiscal.

A situação expõe de maneira alarmante a ausência de proteção adequada para os profissionais que enfrentam diariamente os riscos associados ao combate ao transporte irregular de mercadorias. A impotência e o medo gerados por esse tipo de agressão são inaceitáveis e representam uma séria ameaça à eficácia das operações fiscais e à segurança pública em geral.

Exigimos, de forma categórica e urgente, que as autoridades competentes adotem medidas imediatas e eficazes para garantir a segurança dos Auditores Fiscais. É imperativo que o Governo Estadual da Paraíba providencie suporte adequado, incluindo proteção policial e reforço nas medidas de segurança, para assegurar que tais atos de violência não se repitam e que os responsáveis sejam devidamente identificados e punidos.

A falta de ação e a complacência diante de tais eventos são inaceitáveis. É hora de garantir que o trabalho essencial dos fiscais seja respeitado e protegido com a seriedade que a situação demanda.

Manifestamos nosso repúdio absoluto e a necessidade urgente de uma resposta eficaz para proteger aqueles que trabalham para manter a ordem e a justiça fiscal em nosso estado.

Sindifisco Paraíba
17-9-2024