Setor público e movimento sindical são temas centrais nos debates da conferência

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco, representada pelo presidente Francelino Valença e pela diretora do Departamento de Integração Sindical, Helena Bezerra, participa da 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional dos Serviços Públicos (ISP).

O evento teve início no último domingo, 10 de novembro, e segue até o dia 15, em Bogotá, na Colômbia. Com o tema “O Povo acima do Lucro com Paz, Democracia e Justiça Social”, a conferência reúne lideranças sindicais de diversos países para discutir temas cruciais do setor público e do movimento sindical nas Américas.

Entre os temas abordados na programação estão as privatizações e seus efeitos nos serviços públicos, a justiça fiscal e os fundos de pensão, a transformação digital no setor público e as respostas sindicais para essas mudanças, além do cenário das políticas públicas e dos direitos trabalhistas na América Latina. Outros tópicos incluem as novas lutas sindicais, a negociação coletiva e as implicações da conjuntura política global para o movimento sindical nas Américas.

Desde domingo, a programação inclui reuniões executivas sub-regionais, setoriais e regionais, reunindo representantes de diversos segmentos do setor público para discutir temas específicos e alinhar estratégias de atuação sindical.

A conferência principal, marcada para começar oficialmente amanhã, 13 de novembro, abordará questões fundamentais, como as privatizações, justiça fiscal e fundos de pensão; o impacto da informatização no setor público e as respostas sindicais; além de direitos sindicais, negociação coletiva e as novas lutas sindicais que emergem na região. Também será debatido o cenário das políticas públicas e trabalhistas nas Américas, incluindo os efeitos das políticas globais e regionais sobre o movimento sindical.

Fenafisco